Saiba Mais

Esta seção é dedicada ao aprofundamento das questões que envolvem a popularização da ciência. Ela é subdividida em: Associações e Entidades, Programas, Feiras de Ciência, Olimpíadas, Festivais e Publicações.
Red de Popularización de la ciencia y de la tecnología en América Latina y del Caribe (REDPOP)
Sociedade Brasileira para o progresso da ciência (SBPC)

Espaço Ciência Viva - contato: museu@cienciaviva.org.br - (021) 2204-0599

Programas

Jovens Talentos
Instituição Financiadora: CAPES
Saiba mais

Programa Jovens Talentos 
Instituição Financiadora: FAPERJ 
contato: Jorge Belizário -
jtalentos@gmail.com - 21 23331170
Baixe aqui o folder


Feiras de Ciências

Inscrições abertas


Inscrições encerradas

 Instituição de Fomento:Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Nome da Feira: XI Edição da Feira de Ciências do Planetário da Gávea 
O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, escolas da rede particular de ensino e empresas/órgãos públicos da cidade do Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 17 e 25 de outubro de 2013, nos jardins do conjunto arquitetônico da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, sede Gávea, na Cidade do Rio de Janeiro. Reunirá trabalhos de pesquisa de estudantes dos níveis fundamental e médio, da Cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a divulgação científica e a inserção do jovem na cultura científica. Além dos estudantes, contará também com expositores de instituições públicas e privadas convidadas. A Feira ocorrerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 cujo tema é “Ciência, Saúde e Esporte”.
Saiba Mais


Instituição de Fomento:
Nome do Feira: Mostra Nacional de Robótica
A MNR busca valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação. A mostra caracteriza-se ainda por sualinguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico. Podem inscrever trabalhos todos os alunos do ensino fundamental, médio, técnico ou superior, bem como pós-graduandos ou pesquisadores. A MNR premia anualmente os melhores trabalhos virtuais e presenciais de diferentes formas.
Saiba mais

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Minas Gerais
Nome do Feira: FEBRAT - Feira Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas das Redes Pública e Privada
A 1ª FEBRAT é um projeto proposto pelo Centro Pedagógico: Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP-EBAP-UFMG) visando à integração entre o conhecimento gerado a partir de instituições educacionais de todo o país, à socialização da produção do conhecimento e à premiação dos trabalhos de maior relevância para sua área. A Feira envolverá trabalhos desenvolvidos por alunos da Educação Básica e Técnica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema adotado é “Ciência, Saúde e Esporte”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013
Saiba mais


Instituição de Fomento: CEDERJ
Nome do Feira: VII FECTI
A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, aberta à participação de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, que têm a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.
Link para submissão
Baixe aqui o folder

Instituição de Fomento: Universidade de São Paulo
Nome do Feira: FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Saiba mais


Olimpíadas


Inscrições encerradas

Instituição de Fomento: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC)
Nome do Feira: Olimpíada Brasileira de Robótica
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Saiba mais


Prêmios


Inscrições abertas


Inscrições encerradas

 Instituição de Fomento:  
Nome: Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
A Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), e com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), do Observatório Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela (ONCTI/Venezuela) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), convida estudantes e pesquisadores para concorrer ao Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia – Edição 2013, cujo tema é “Educação para a ciência”. Os candidatos poderão se inscrever em uma das seguintes categorias: “Iniciação Científica”, “Estudante Universitário”, “Jovem Pesquisador” e “Integração”.


Instituição de Fomento: CNPQ
Nome: Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Hoje, o Prêmio Jovem Cientista é uma parceria do CNPq, com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE.


Instituição: CNPq
Nome: Prêmio José Reis de Divulgação Científica

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público. A sua criação, em 1978, representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em São Paulo, no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos de idade. 
Saiba Mais

Cursos

Inscrições encerradas


Instituição de Fomento: IFRJ / Espaço Ciência Interativa / Campus Mesquita
Nome do curso: Especialização em Educação e Divulgação Científica
O curso tem como objetivo constituir-se um espaço de discussão para problematizar conceitos, práticas e a realidade, em um processo de reflexão-ação, promovendo a competência pedagógica, ética, cultural e científica, contribuindo para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais, com atuação no âmbito da educação e divulgação cientifica. Com coordenação de Gabriela Ventura da Silva, a Pós Graduação é regulamentada pela resolução Nº 22 de 02 de setembro de 2011 e tem carga horária de 360 horas.

Instituição de Fomento: IFRJ / Espaço Ciência Interativa / Campus Mesquita
Nome do curso: Mediação em Museus de C & T e Centros de Ciência
O Curso de Extensão “MEDIAÇÃO EM CENTROS DE CIÊNCIA E MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C & T)”, promovido pelo Espaço Ciência InterAtiva – Campus Mesquita do IFRJ, visa apresentar aspectos da mediação em centros de Ciência e museus de C & T e, dessa forma, visa caracterizar os centros de Ciência e os museus de C & T como espaços de educação e de divulgação científica; apresentar aos participantes suas atividades e seus projetos educativos como ferramentas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências; colaborar para a atuação de mediadores em centros de Ciência e museus de C & T.
Baixe aqui o Cartaz do curso
Baixe aqui edital
Baixe aqui a programação


Instituição: parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência (UFRJ), Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Jardim Botânico
Nome do curso:  lato sensu em divulgação científica 
O curso de pós-graduação lato sensu em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde é fruto de parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência (UFRJ), Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e Jardim Botânico. Com duração de aproximadamente um ano (carga horária de 360h presenciais) e 20 vagas disponíveis, o curso é voltado a profissionais de diferentes formações, como jornalistas, museólogos, comunicadores, educadores, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências, cientistas entre outros. O valor de inscrição é R$ 50,00, mas o curso é gratuito. O processo seletivo inclui ficha de inscrição, apresentação de pré-projeto e de carta de motivação, além de entrevista. A maioria das aulas acontece no campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. 
Saiba Mais

Instituição: Intel e a FEBRACE
Nome do curso: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia
Plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia - APICE para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.

São cursos que se destinam a gestores, professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico que se interessam por ciências e querem contribuir para um mundo melhor. Os conteúdos e materiais didáticos são gratuitos e disponíveis pela Internet.
Saiba Mais


Publicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário