Editais

Nesta seção, você encontra informações que auxiliam na busca de editais de fomento para viabilizar as atividades relacionadas à SNCT-RJ ou ações de popularização da ciência. A seção é subdividida em inscrições abertas (no prazo de envio de propostas) e inscrições encerradas (encerradas no momento, mas cujos editais anteriores podem ser acessados como forma de preparação para a edição futura).


Agências de Fomento


Inscrições abertas

CAPES

Edital Permanente
Nome do Edital: Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.
Mais Informações
Veja o Edital completo


FAPERJ

Prazo de Inscrição: 11/09/2014
Nome do Edital:  Nº 35/2014 - Programa apoio à difusão e popularização da ciência e tecnologia no estado do Rio de Janeiro - 2014
Incentivar, estimular, apoiar e promover iniciativas que versem sobre a temática da difusão e popularização da ciência e tecnologia, visando democratizar a informação sobre ciência e tecnologia e a produção dela decorrente, em especial entre a população mais jovem. É importante que os resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas no estado do Rio de Janeiro e pelo poder público em geral.

Inscrições encerradas

CNPq


Nome do Edital: Difusão e Popularização da Ciência - MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013
Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos para a realização de atividades e ventos de divulgação científica e tecnológica, bem como pesquisas na área da comunicação pública da ciência, que visem contribuir significativamente para a popularização e difusão da ciência, tecnologia e inovação, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciência.Terão prioridade as propostas a serem realizadas por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano de 2014. 

Nome do Edital:  Apoio à criação e ao desenvolvimento de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia - chamada MCTI/CNPq/SECIS N º 85 /2013 
O objetivo central desta Chamada Pública é apoiar atividades que propiciem a instalação e o fortalecimento de espaços científico-culturais, como centros e museus de C&T, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, visando promover a criação de novos espaços, a expansão e a melhoria de suas ações, tendo como finalidade aprimorar a difusão e popularização da cultura científico-tecnológica junto à sociedade brasileira e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das ciências.

Nome do Edital: Apoio à realização de eventos Chamada MCT/CNPq/FINEP ARC
Nº 02/2013
Apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados necessariamente à ciência, tecnologia e inovação.
Baixe aqui o Edital completo

Nome do Edital: Chamada MCTI/CNPq/SECIS/ MEC/SEB/CAPES N º 46/2013
Apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas e Mostras Científicas Itinerantes (em especial planetários móveis) de âmbito nacional, estadual e municipal/distrital, como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Internacionais

Nome do Edital: Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/CAPES Nº 45/2013
selecionar propostas para a realização de Olimpíadas Cientificas de âmbito Nacional como instrumento de melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que podem ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas. Poderá ser apoiada também a realização de Olimpíadas Internacionais sediadas no Brasil , em sua fase final, de acordo com as condições estabelecidas nesta Chamada.

Nome do Edital: Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES N º 50/2012
Apoiar a realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas e Mostras Científicas Itinerantes (em especial planetários móveis) de âmbito nacional, estadual e municipal/distrital, como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Além disso, possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em Feiras/Mostras Internacionais.
Veja o Edital completo

Nome do Edital: Auxílio promoção de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação-ARC
Apoiar a realização no país, de congressos, simpósios, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares de abrangência nacional ou internacional, relacionados à ciência, tecnologia e/ou inovação.

Nome do Edital: Chamada MCTI/CNPq /SECIS/MEC/CAPES/FNDE Nº 49/2012
Resumo: A presente chamada tem por objetivo selecionar propostas para a realização de olimpíadas científicas de âmbito nacional como instrumento de melhoria dos ensinos fundamental e médio, a fim de identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas. Poderá ser apoiada também a realização de olimpíadas internacionais no Brasil, em sua fase final, de acordo com as condições estabelecidas na chamada.
Veja o Edital completo

FAPERJ

Nome do Edital:Auxílios – Organização de eventos (APQ 2)
Para eventos realizados entre Julho a dezembro de 2014
Destina-se a apoiar a realização de reuniões científicas / tecnológicas 

organizadas por pesquisadores / empreendedores com grau de doutor ou 

equivalente. 



Nome do Edital: Nº 05/2012 - Programa apoio a equipes discentes em projetos de base tecnológica para competições de caráter educacional – 2012
Apoiar projetos de iniciação ou pré-iniciação tecnológica que permitam aos discentes aplicar conhecimentos teóricos na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem de competições cujo objeto seja a experiência com a nova tecnologia, inovação ou empreendedorismo, especificamente de caráter educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário