terça-feira, 21 de maio de 2013

Reunião com coordenadores estaduais e regionais para a organização da SNCT 2013

 No último dia 15 de maio, a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), através do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DPDCT), do MCTI, realizou reunião com coordenadores estaduais e regionais para a organização da SNCT 2013.
Oswaldo Baptista e Ildeu de Castro
Estiveram presentes representantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O secretário da SECIS, Oswaldo Baptista Duarte Filho, abriu a reunião com boas-vindas, ressaltando o desafio de ampliar a SNCT para mais municípios brasileiros e a importância dos museus e centros de ciência. Destacou e agradeceu o trabalho realizado por Ildeu de Castro Moreira nos últimos nove anos, na direção do DPDCT.
Ildeu de Castro agradeceu a participação de todos e falou que o trabalho realizado pelos participantes é importante para que a SNCT tenha sucesso. Apresentou o balanço da SNCT em 2012, com a participação de 722 municípios, destacando sua importância para a política nacional de popularização da ciência, que vem sendo expressa em teses e dissertações acadêmicas.
Participaram representantes de 23 estados basileiros.
Para 2013, a 10ª edição da SNCT, Ildeu ressaltou que a meta é atingir 1.000 municípios brasileiros e, em função dos grandes eventos que irão acontecer no país, o tema escolhido foi Ciência, Saúde e Esporte. Destacou a relação entre a SNCT e as festas populares, que deve ser estimulada, a exemplo de Pernambuco, em que a abertura da Semana Nacional ocorre durante o carnaval, com o bloco Ciência na Cabeça e Frevo no Pé.
Ao falar sobre investimentos para a SNCT, reforçou ser necessário pressionar gestões locais, estaduais e federais, por mais recursos e editais, e deputados federais, com as emendas parlamentares voltadas à popularização da ciência, nos respectivos estados. Também comunicou que está em elaboração um edital específico para a SNCT, através do CNPq, previsto para julho de 2013.
Ildeu de Castro informou sobre sua saída do DPDCT/MCTI, para retomar as atividades acadêmicas na UFRJ. Agradeceu a todos pelo trabalho realizado durante o período de sua direção, desejando que se fortaleçam e ampliem as ações já implementadas.
Cada representante das coordenações/comissões estaduais e regionais teve a oportunidade de informar sobre a organização em seus estados e apresentar sugestões para 2013, além de, em sua maioria, lamentar a saída de Ildeu de Castro do MCTI.
Fatima Brito apresenta as sugestões
do estado do Rio
Fatima Brito, representando a Comissão Estadual do Rio de Janeiro reforçou a ampliação da SNCT e o desafio para a participação dos municípios que estão fora dos grandes centros urbanos. Além disso, falou sobre a necessidade de mais recursos e editais específicos para a SNCT nas esferas federal, estadual e municipal. Propôs a realização de um Seminário Nacional sobre a SNCT, no qual houvesse maior troca e integração entre as coordenações/comissões estaduais, regionais e municipais e um debate sobre estratégias de implantação nacional que possa trazer sugestões a serem apresentadas ao MCTI. Propôs, ainda, uma parceria com o Festival do Minuto (vídeos), para a criação de uma edição especial sobre o tema da SNCT no módulo “Ciência”, já existente. Informou sobre as ações que vêm sendo realizadas no estado e as novas estratégias de articulação e organização, como o blog SNCT-RJ, o Boletim Eletrônico e a Oficina de Projetos.
Ao fim da reunião, pela primeira vez, foi realizada votação com os participantes da reunião para a escolha do cartaz da SNCT 2013, com a imagem da ginasta Daiane dos Santos, em um movimento que evidencia a relação entre ciência, saúde e esporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário