SNCT no Brasil

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Realizada desde 2004, a intenção é explorar a curiosidade, especialmente de crianças e jovens, para a ciência e a tecnologia.
A coordenação nacional é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, através do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 
Sua realização conta com a participação de governos estaduais e municipais e de instituições de pesquisa e ensino, assim como de entidades científicas e tecnológicas. Universidades, empresas, escolas e profissionais interessados são convidados a se integrar, organizar e/ou desenvolver atividades em espaços públicos, escolas, empresas, ONGs, associações de moradores ou, ainda, abrir as portas de sua instituição para a população. Em particular, diretores e professores de escolas de ensino fundamental e médio são estimulados a participar com seus alunos, preparando-os, ao longo do ano, para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido.

Instituições e atividades devem ser cadastradas por seus organizadores no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (semanact.mct.gov.br) para compor a programação nacional e a estatística de cada ano. O site concentra as informações da SNCT de todo o Brasil, possibilitando que as estatísticas apontem sua evolução e ampliação, além de fortalecer a busca por novos recursos financeiros. Nesse sentido, é imprescindível o cadastramento de sua instituição e de cada atividade que compõe os eventos relacionados à SNCT.

2014

Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social é o tema da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser realizada de 13 a 19 de outubro de 2014. 


     2013
Em 2013, a SNCT teve como tema Ciência, Saúde e Esporte  promovendo e apoiando atividades que estimulassem a interação entre esporte, ciência e saúde, mostrando como a ciência e a tecnologia são essenciais aos temas relacionados, particularmente nos esportes de alto desempenho. Nesse contexto, as ações pretenderam explorar e estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o ambiente. SNCT 2013 contou com 33745 atividades, 742 municípios brasileiros e 1097 instituições, conforme dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br

2012

Em 2012, o tema Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza estimulou o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a ciência e a tecnologia podem contribuir para a erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades sociais no país. A nona edição da SNCT reuniu mais de 912 instituições para a realização de 28.154 atividades, em 723 cidades brasileiras, conforme dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br




2011

Em 2011, o tema Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos estimulou o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana. A oitava edição da Semana Nacional reuniu mais de 833 instituições, para a realização de 16.110 atividades, em 654 cidades brasileiras, conforme dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br.






2010

Em 2010, o tema Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, celebrou o Ano Internacional da Biodiversidade, mobilizou a população em torno de atividades que estimularam a difusão de conhecimentos e o debate sobre a utilização dos recursos naturais brasileiros com sustentabilidade.
A sétima edição da Semana Nacional mobilizou mais de 740 instituições, para a realização de 13.945 atividades, em 397 cidades brasileiras, conforme dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br.





2009

Em 2009, o tema do evento foi Ciência no Brasil, para que todos conhecessem, discutissem e valorizassem a história da ciência brasileira e a atuação de cientistas e instituições de pesquisa no país. Também foram comemorados importantes marcos científicos nacionais, entre eles: a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão, e os centenários da educação profissional e tecnológica no Brasil e da descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas. A sexta edição da Semana Nacional mobilizou mais de 718 instituições, para a realização de 24.972 atividades, em 472 cidades                    Brasileiras, conforme dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br.





2008

Em 2008, com a colaboração e a participação de instituições e entidades de todo o país, o evento teve como tema Evolução e Diversidade, um tributo aos naturalistas Charles Darwin e Alfred Wallace e aos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural das espécies. A quinta edição da Semana Nacional mobilizou mais de 755 instituições da área de ciência e tecnologia, para a realização de 10.859 atividades, em 445 cidades brasileiras, conforme dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br.






2007

Em 2007, com a colaboração e a participação de instituições e entidades de todo o país, o evento integrou as comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do conhecimento sobre o passado, presente e futuro de nosso planeta. A quarta edição da Semana Nacional mobilizou mais de 1.400 instituições da área de ciência e tecnologia, para a realização de 9.700 atividades, em 390 cidades brasileiras, conforme os dados cadastrados no site semanact.mct.gov.br.




2006

Em 2006, a terceira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ,com o tema de Criatividade e inovação, foi realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a colaboração e a participação de instituições e entidades de todo o país. Mais de 1.011 instituições da área de ciência e tecnologia foram mobilizadas, com a realização de 8.611 atividades, em 342 municípios.










2005


Em 2005, a segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ,com o tema de Água, foi realizada sob a coordenação
do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com a colaboração e a participação de instituições e entidades de todo o país. Mais de 843 instituições da área de ciência e tecnologia foram mobilizadas, com a realização de 6.694 atividades, em 333 municípios.